Dress code flexível e horários adaptáveis, reuniões on-line, seu sofá como cadeira do escritório e o seu pet assume o papel de colega de trabalho mais fofo. Bem vindo a era das casas híbridas, onde as pessoas trabalham usando a própria casa como local de trabalho.

Trabalhar de casa é um luxo que muitos desejam, e a cada dia se torna uma realidade. A liberdade de operar no próprio espaço não apenas estimula a criatividade, mas também impulsiona a produtividade além de oferecer conforto e estruturação dos dias, já que possibilita mais tempo para se dedicar a alimentação, atividades físicas, hobbies e família.

Sendo assim, as casas precisaram se tornar multifuncionais para atender as demandas, enquanto as empresas oferecem produtos que se adequem as necessidades, como mesas com anexos dobráveis, luminárias portáteis, itens de two-mile wear (itens loungewear que podem ser usados em casa e na rua), mesas com ajuste de altura, produtos dermatológicos que protegem da luz azul, divisórias portáteis, fragrâncias que criam ambientações diferentes e aparelhos eletrônicos pensados para ajudar o público a manter o foco, como o fone sem fio que conta com cancelamento de ruído e modo ambiente.

Além disso, existem diversas inovações que auxiliam na melhoria do trabalho em casa, como os apps de produtividade, blocos de nota digitais e as diversas inteligências artificiais.

“Quando a PepsiCo formalizou a sua proposta de trabalho híbrido em 2021, a empresa citou uma pesquisa do instituto Gallup afirmando que esse formato (híbrido) gerava 15% mais produtividade, 31% menos absenteísmo e 10% menos turnover, e, em um estudo global da Lenovo, mais de 60% dos 20.000 entrevistados disseram que são mais produtivos em casa. Os estilos de vida híbridos vieram para ficar e estão criando novas oportunidades em diversos segmentos. Em 2025, haverá uma demanda maior por produtos e serviços capazes de ajudar as pessoas que estão em casa a focar mais, preparar refeições rapidamente, se manter em forma, ter boa aparência nas reuniões por Zoom e alternar entre trabalho e lazer.”

Fonte: WGSN an ascential company