Prestígio do Portal de arquitetura Arch daily sobre o Ba’ra Hotel
Fonte: Arch Daily
João Pessoa é uma cidade tropical e litorânea com uma malha urbana regular e plana que se desenvolve ao longo de uma extensa praia turística. O hotel Ba’ra, com 126 apartamentos de diversos tamanhos -22, 32, 52, 72m2- está localizado em uma quadra de frente para a praia e com acesso pela Avenida Cabo Branco. Esta rua funciona não só como um eixo veicular paralelo à praia, mas também como uma ciclovia, e um espaço recreativo para caminhantes, atletas e festas populares.
Perante as qualidades climatéricas e urbanísticas, e um regulamento municipal que apenas permite uma altura de cinco pisos para construções junto à praia, propomos um edifício com planta em ‘U’, gerando assim um espaço central semi-público, disponível para eventos hoteleiros relacionados com a vida urbana da cidade e da praia. Desta forma, os visitantes podem aceder ao hotel a pé, atravessando um espaço coberto por pérgulas metálicas e jardins suspensos, descendo depois para o lobby e restaurante, situados numa cave com iluminação natural. Dispusemos todas as salas simetricamente ao longo da forma de ‘U’, gerando algumas voltadas para fora e outras voltadas para o vazio central
Além disso, através de cantilevers diagonais e escalonados, permitimos que cada quarto tenha vista para o mar. No último nível, projetamos uma ponte central sobre as pérgulas metálicas, que conduz a dois terraços com restaurante e piscina, espaços de onde se observa o vazio central e a intensa atividade da cidade e do mar. Cada quarto tem janelas práticas para permitir a ventilação cruzada e persianas de metal para controlar o sol e manter a privacidade.
Planta – Baixa
Planta – Terceiro nível
Fotos: Alejandro Arango
Descrição enviada pela equipe do projeto.
Texto: Arch daily
Traduzido