A pandemia da covid-19 trouxe uma série de mudanças na vida das pessoas, que passaram a adquirir novos hábitos, seguir novas tendências e valorizar coisas diferentes de antes. Segmentos como saúde, educação e moradia foram impactados e agora lidam com um novo cenário: critérios como praticidade, sustentabilidade e impacto no futuro estão sendo levados em conta diante de todas as áreas a partir de agora, de maneira definitiva.

Uma das áreas mais afetadas foi o mercado imobiliário, que tem se reinventado e criado novas tendências diante de pessoas com um novo comportamento de consumo e de realização de atividades. Apesar disso, o saldo tem sido positivo nos últimos meses. Um balanço da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostrou que o Brasil registrou um aumento de 46,1% no número de unidades residenciais vendidas no 1º semestre de 2021.

Aquecido, o mercado tem passado por grandes adaptações, ocorridas devido a pandemia e implantadas por melhorar a qualidade vida. Confira as principais mudanças que já influenciam os novos empreendimentos.

1- Localização estratégica

O que se iniciou de maneira despretensiosa, uma vez que durante a pandemia as pessoas não queriam passar tanto tempo na rua, agora é quase regra. Ao escolher um imóvel, tem se levado ainda mais em conta onde ele está situado. A proximidade a supermercados, centros comerciais, shoppings, farmácias e serviços é um diferencial que mesmo quem tem carro não quer abrir mão.

2 – Trabalho em casa

O estilo homeoffice virou a realidade de cerca de oito milhões de brasileiros durante a pandemia, mas com a volta ao presencial, nem todo mundo retornou para as empresas. A ideia de trabalhar em casa ganhou força e além de buscar na própria residência um espaço para se concentrar, muitos têm procurado ambientes perto de casa para isso. Assim, condomínios e prédios têm investido em áreas de coworking: um escritório compartilhado entre pessoas de diferentes empresas, com salas de reunião e espaço para palestras. O modelo facilita o networking e ainda ajuda na produtividade.

3 – Mais verde

A pandemia evidenciou a influência do verde para a saúde mental e gerou um ‘boom’ nas residências: as pessoas passaram a ter mais plantas e a gostar mais do contato com o verde.

4 – Personalização

Mais do que decorar a casa, as pessoas querem modificá-la e adaptar de acordo com seus gostos e necessidades. Para se adequar a essa perspectiva, os empreendimentos têm sido construídos com plantas flexíveis e espaços mais fáceis de criar novos cenários.

5 – Multifunção

Está em alta o modelo de imóveis que além de oferecer um lugar para viver, têm serviços integrados. Academias, lavanderias, supermercados, espaço pet e outros estabelecimentos têm sido diferenciais em prédios residenciais, que se tornam ‘de uso misto’, já que podem ser facilmente uma área empresarial ou médica.

Opção em João Pessoa – Seguindo essas tendências, a Hofmann Station, em parceria com a construtora Massai, lançou o Omni: um empreendimento situado no bairro de Manaíra, um dos principais de João Pessoa, que reúne residencial, área empresarial e clínica médica.

Os espaços têm acessos separados, estacionamentos distintos, com entradas por diferentes vias, e áreas comuns próprias, que atendem às necessidades pontuais dos seus habitantes e frequentadores. Haverá ainda áreas para cafeterias, reuniões de trabalho, palestras, centro diagnóstico por imagem e healing garden.

O shopping contará com 28 lojas de 34m² até 195m, que vão de uma rua a outra. A área médica terá 233 consultórios médicos de 25m² até 144m² e seguirá os critérios da Anvisa. Já os apartamentos serão entre 39m² até 78m², com possibilidade de modulação entre dois ou mais, área de lazer completa e 1º pavimento com altura equivalente ao 22º andar.

O empreendimento possui também áreas com vegetação e espaços de convivência, pontos que influenciam o bem-estar mental. A edificação terá um jardim multissensorial de quase 900 m².